![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-CYKSANh1ttdIcdm6EwhyphUX_btQEOsPkxfkYoJxTK-CjRb5CgeHeM802BXhGDYpU-_NQkjZkrRfiJYaTj4AD_Dfa-qzSSpKutCZeHRaa2GJ7EXDPQI1pyU2NT1ZZAxMu1rcO2aHWbk/s400/0000000.jpg)
O macho do Pintassilgo costuma ser sempre mais vistoso e bonito do que a fêmea. Ele possui o peito coberto por um colete de amarelo-limão, as asas e a cauda são pretas, marcadas de branco e a cabeça tem um "chapéu" bem preto. Já a fêmea tem a coloração amarelada pálida embaixo e as partes de cima são amarelo-oliva, com riscas marrons.
De canto melodioso, o Pintassilgo dá preferência às áreas arborizadas, onde se alimenta de ervas, sementes de coníferas e alguns insetos. Seus filhotes aproveitam para comer sementes parcialmente digeridas.
A espécie começa a fazer seu ninho muito tarde e a construção pode avançar até o Verão. Ele utiliza grama, casca de árvores e talos e forrados com penugem, e em geral é feito perto do chão, numa forquilha de arbusto ou árvore.
Há pelo menos seis tipos de Pintassilgos na América do Sul: o Pintassilgo-de-cabeça-preta, o Pintassilgo-do-Nordeste, o Pintassilgo-comum, o Pintassilgo-de-barriga-amarela, o Pintassilgo-da-venezuela e o Pintassilgo de gravata.
No Brasil, ele é encontrado entre a Bahia e o Sul. Também pode ser visto no Mediterrâneo, Ásia Central, mas são mais predominantes na Europa. Nas zonas mais frias, só é encontrado no Verão, migrando para regiões temperadas no Inverno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário